6 Dicas para competir bem na pré-temporada – Por Vinícius Santana, ironguides.com.br

Com o triathlon cada vez mais popular, é normal e esperado mais opções de provas para os atletas durante todo o ano inclusive bem cedo no calendário, a pré-temporada. Após um descanso ativo ou passivo na época de festas do final do ano, os atletas se encontram em uma situação única, pois querem aproveitar a oportunidade de participar de eventos interessantes cedo no ano, mas não se sentem fisicamente treinados para competir.

Uma combinação de fatores irão lhe ajudar a lidar com essa situação de uma forma mais natural e positiva.

Todos estão na mesma situação

Até mesmo atletas profissionais tem um descanso anual de algumas semanas com treinos bem casuais ou até mesmo sem qualquer atividade física, são exceções os atletas que competem forte, cedo na temporada, e mesmo assim quando isso ocorre, esses atletas irão definitivamente precisar descansar em alguma parte do ano e irão perder performance no final do ano.

Portanto saiba que assim como você, seus competidores provavelmente também não treinaram tanto no final do ano e relaxaram na dieta.

Não se preocupe com performance nos treinos

Entenda também que você não precisa bater seus recordes em todos os eventos e treinos que participa, e que com frequencia, atletas tendem a comprar seus treinos atuais com os melhores treinos do passado, por exemplo, digamos que você faça um tipo de treino quase que durante todo o ano, seja um contra-relógio no ciclismo para levantar zonas de treinamento, digamos 20 ou 30min ou 10-20km, se você irã competir em breve e seu tempo foi 10% pior do que sua melhor marca do final do ano passado, isso pode prejudicar sua confiança, mas o que você não deve se lembrar são dos outros treinos do ano passado que não foram tão forte assim, talvez apenas 3-5% mais rápido do que sua forma física atual, portanto lembre-se disso também.

Sua prioridade nessa fase dos treinos é manter uma boa consistencia e isso significa treinar cansado, o que dificulta ainda mais uma boa performance e velocidade nos treinos mas é a maneira mais eficiente de entrar em forma para a temporada de provas

 

Benefícios: Ganhe ritmo, motivação e experiência

Se inscrever para um evento é uma maneira muito eficaz de aumentar sua motivação e disciplina em seus treinos, além disso, competir cedo na temporada irá lhe dar um feedback de como estão indo seus treinos e possíveis indicadores para que você trabalhe nesta nova temporada.

Experiência em provas é algo que também nunca é demais, quanto mais provas você fizer, melhor irá competir em suas provas prioritárias mais tarde no ano

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Dia da competição: Experimente estratégias de prova

Com expectativas relativamente baixas para provas que não são prioritárias, você tem duas opções em relação ao dia da prova.

Caso queira apenas pegar ritmo de prova e utilizar o evento como um treino de qualidade, procure fazer uma prova progressiva em cada modalidade, saia em um ritmo bem conservador e a medida que se sentir bem e confiante, acelere. Isso irá lhe proteger de uma possível ´quebra´ ou caso isso aconteça, será somente ao final da prova e com uma intensidade controlável.

Outra opção é usar a prova para arriscar estratégias diferentes ou até mesmo se divertir um pouco, sabendo que você está arriscando a pagar um preço alto, por exemplo, que tal arriscar um pouco mais na modalidade que não é seu ponto forte? Um atleta tipicamente forte na corrida, deve sempre usar isso como estratégia no dia da prova, porém em um evento com poucas expectativas, porque não apertar o ritmo mais que o usual no ciclismo e na natação e ver o resultado? Além de um treino forte pode ser também um bom e agradáveç aprendizado

Agende provas que irão lhe desenvolver até sua prova prioritária ou como atleta

Procure fazer uma periodização inversa, ou seja, caso sua prova alvo no meio do ano é um evento longo de Ironman ou Meio Ironman, faça provas curtas no início do ano, isso lhe dará força e velocidade suficiente para que então você so se concentre nos treinos longos e específicos mais tarde no ano.

Já se sua prova alvo for provas curtas, de short ou olímpico, fazer uma prova mais longa no início do ano também lhe dará diversos benefícios, além de uma boa base de endurance, você aprenderá sobre nutrição e pacing.

Lembre-se que periodização significa desenvolver sua forma física geral e então específica, e não necessariamente ‘base’ será somente de treinos longos e lentos, no caso de um atleta de provas longas deve ser exatamente o contrário.

Experimente outras estratégias mentais pré-prova

Outra dica que com frequencia surpreende os atletas com excelentes resultados é em relação a sua atitude mental antes de uma competição, é normal que você leve com muita seriedade e relativo “estresse” suas provas prioritárias do ano, e nunca conseguiu competir em um estado relaxado, procure fazer isso nas provas da pré-temporada, entre sem qualquer expectativa a não ser se divertir, procure até mesmo não usar relógios, GPS, frequencímetros ou medidores de potência. Você pode se surpreender tanto com um bom resultado no evento, além de quão comfortável você irá se sentir antes e durante as competições.

Bons treinos e bom início de temporada.

 

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Vinicius Santana, Coach ironguides

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