Quando pensamos em participar de uma prova, antes de mais nada, devemos nos certificar de que estamos aptos à completa-la . Se essa não for nossa condição atual, temos que, olhando o calendário de competições, planejar o período de treinos até o grande dia.Mas por onde devemos começar? Bom, isso vai depender das características da prova escolhida: condições climáticas do local, altimetria do percurso, mas principalmente, da distância a ser percorrida.

De posse dessas informações, dividiremos nosso planejamento em três etapas: Período de base, Período específico e Período de polimento. Nesses períodos devemos desenvolver as capacidades físicas referentes à competição que iremos disputar.

Em provas de curta distância, raramente encontramos muitas discordâncias na maneira de estruturar os treinos desses períodos. Inicialmente desenvolve-se o endurance, com alto volume de treinos, no Período de base. Posteriormente, no Período específico, trabalha-se velocidade e força, características fundamentais em competições dessa natureza. E fechando o planejamento, o Período de polimento, vem diminuir, primeiramente o volume e em seguida a intensidade, já que ninguém quer chegar “lento” na prova!

A grande controvérsia está no planejamento de competições de longa distância. É comum vermos a mesma abordagem supracitada. Mas como podemos treinar da mesma maneira para objetivos tão diferentes? Por isso, chamamos nossa abordagem de Periodização Inversa.

Quebrando os paradigmas da prescrição de treinos tradicional, vamos analisar o que realmente devemos treinar em cada um desses Períodos do planejamento. Tomando como exemplo uma prova de Ironman (3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida), é importante desenvolver força e velocidade no Período de base, pois essas capacidades físicas criarão o alicerce que necessitaremos no dia da prova. Já no Período específico, devemos trabalhar como o nome já diz, explorando as características e particularidades específicas da competição. Nesse caso, o endurance! Por último, no Período de polimento, devemos diminuir primeiroa intensidade e mais tarde o volume, visto que o objetivo desse período é nos manter treinados, porém descansados até a hora da largada!

Agora, é só marcar na agenda seu próximo desafio e se planejar. Mas lembre-se: se você quer obter novos resultados, quebre os paradigmas!

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Rodrigo Tosta, Coach ironguides

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