Mais um ano está terminando e estamos entrando em 2017 com todos os desafios que ele trará. Fazermos resoluções de Ano Novo pode ser muito gratificante e realmente nos levar a mudanças significativas, no entanto, para 99% de nós é apenas um pensamento que dura um dia e depois é esquecido quando voltamos para nossas vidas diárias.

Nós, às vezes, podemos sentir ciúmes de amigos ou colegas que realmente conseguem manter as suas resoluções e nós simplesmente supomos que, para eles, deve ser fácil mudar; parece que não é algo que possamos fazer, assim é mais fácil justificar para nós mesmos. As pessoas que são bem sucedidas na implementação de mudanças ou na realização de tarefas que são importantes para elas não são mais dotadas do que o resto de nós; elas simplesmente aprenderam a seguir adiante.

Para esse próximo ano temos de estar pensando duas coisas: quais as mudanças que queremos implantar e, mais importante, como podemos fazer essas mudanças acontecerem?

Vejamos alguns exemplos típicos de resoluções que nós, como atletas, tendemos a fazer e como podemos nos certificar que estamos tomando as medidas para alcançá-las:

O objetivo mais comum é sempre a perda de peso nesta época do ano. Esta é uma área muito interessante pois nós normalmente sabemos muito bem o que precisamos fazer para perder peso, o que comer e quando, mas esse conhecimento por si só não nos leva muito longe. Talvez consigamos seguir um plano por alguns dias, mas a aderência vai diminuir e nós vamos cair de volta aos velhos hábitos. Olhando para as empresas de perda de peso mais bem sucedidas, descobrimos que aquelas que fazem reuniões de grupo tem um resultado melhor, independentemente da dieta específica utilizada. Esta abordagem é mais bem sucedida pois você não está sozinho, os outros estão passando pela mesma coisa e você está se relacionando regularmente com os outros e quer que eles vejam o seu progresso.

Não estou dizendo que se juntar ao “Vigilantes do Peso”, ou um grupo semelhante, mas podemos aprender com o sistema: tornar seu objetivo público funciona muito bem como um fator inspirador, portanto conte a seus amigos e colegas sobre o seu objetivo e você pode ter certeza que eles vão cobra-lo se você começar a se desviar de sua meta.

Nem todos precisam gritar suas resoluções para o mundo. Alguns de nós são mais internamente motivados e muito tímidos para dizer às pessoas sobre seus objetivos: se você faz parte deste grupo, então, auto-motivação provavelmente vai funcionar bem. Usando a resolução de perda de peso novamente, podemos tirar uma foto de nossa e coloca-la em um lugar onde possamos vê-la regularmente irá nos ajudar a seguir rumo ao nosso obbjetivo. Um exemplo popular, colocar uma foto de sua no interior da porta do refrigerador!

No mundo de hoje nós temos uma grande ferramenta para nos ajudar a ficar mais rígidos com as nossas resoluções que são os smartphones; eles fornecem acesso a muitos aplicativos que estão relacionados com fitness e estabelecimento de metas. Aplicativos de imagens onde podemos compilar álbuns diários de tudo o que comemos e bebemos, imagens diárias de nós mesmos para acompanhar o progresso de perda de peso ou alterações de composição corporal. É incrível como tirar uma foto de tudo que você come pode levar a consumir porções menores, ou um choque de realidade de quanto nós realmente comemos em comparação com o que pensamos que consumimos.

Smartphones nos permitem definir lembretes diários para tirar uma foto do corpo ou para nos pesarmos… A lista é interminável e pode ser o que você precisa para alcançar seu objetivo. É o processo de ação regular que nos mantém avançando e progredindo.

Como treinador eu vejo isso todos os dias: os atletas que fazem notas curtas após cada sessão e compilar um relatório semanal para mim são os que estão mais de acordo com seu treinamento e mais bem sucedido em seu desenvolvimento atlético. No iPhone, por exemplo, o aplicativo “Notas” pode ser usado para compilar uma atualização semanal. Use esse aplicativo cada vez que você terminar uma sessão, em seguida, escreva o que você fez e como você se sentiu. No final da semana, faça uma revisão e envie para um treinador ou para um parceiro de treino.

Um grande produto lançado pela Nike são as Fuel Bands: este não é dirigido a atletas, mas para as pessoas em geral, a idéia é que você usa essa pulseira que calcula a atividade diária com base em seus movimentos. Você tem que definir uma meta para a atividade diária e o sistema redefine a cada noite à meia-noite. A fuel band pode ser sincronizada com o seu smartphone e você recebe pequenas recompensas se você atingir sua metas. Uma grande ferramenta de motivação para assegurar que nos tornemos mais ativo em nossas vidas diárias.

As maiores mudanças vêm sempre das coisas mais simples. Fazer pequenos, mas consistentes esforços, são o que levam aos grandes resultados na vida; temos que usar ferramentas e as pessoas ao nosso redor para nos certificarmos de que estamos mantendo nossas resoluções para que possamos alcançar grandes coisas.

Recentemente assisti a uma excelente entrevista no rádio com o competidor com Gary Hall Jr, um nadador campeão olímpico dos EUA. Ele falou sobre perder um título olímpico, em seguida, ter o pensamento de que cada sessão, ao longo dos quatro anos subsequentes, é um passo para ganhar a pequena fração do tempo necessário para vencer nos próximos Jogos. Já ouvi histórias similares de muitos atletas e treinadores ao longo dos anos. Digamos que você perca uma vaga em Kona por 15 minutos; no treinamento do próximo ano você tem que encontrar essa melhoria. Mesmo que 15 minutos possa parecer muito, se dividi-los em progressos diários precisamos apenas pouco mais de dois segundos por dia. Dividido em três disciplinas, isso dá menos de um segundo por dia! Tomando essa consciência a cada dia e a cada sessão terá uma incrível motivação.

Gaste mais alguns minutos este ano e anote suas resoluções, considere o que você precisa fazer para alcançá-las e defina o processo.

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Por Alun Woodward, treinador ironguides

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Alun Woodward, Coach ironguides

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